-
Arquitetos: Estudio PK
- Área: 415 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Alejandro Peral
-
Fabricantes: Hansgrohe, Alumetal, AutoCAD, Barugel azulay, Franca, Nuprotec
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no bairro de Santa Teresa, Tigre, província de Buenos Aires, com vista para a lagoa, esta casa é projetada a partir de um sólido, a céu aberto, com controle de luz solar. A ideia é baseada em um grande volume no qual são geradas diferentes situações de vazio. É um volume puro que foi recebendo subtrações considerando sempre a orientação como elemento fundamental. Estas várias operações são promovidas por diferentes sistemas: as venezianas são utilizadas na fachada posterior, os brises nas laterais e uma janela contínua na fachada frontal.
A casa desenvolve-se em dois níveis, buscando sempre a abertura e o relacionamento com o meio ambiente. A casa tem janelas voltadas ao leste e oeste, mantendo a incidência solar ao longo do dia, por meio das várias perfurações que podem também ser fechadas. O andar superior se torna um volume maciço quando fechado, para manter a privacidade, já o térreo foi projetado com uma pseudo-perfuração permitindo uma passagem de luz mais controlada.
O maior desafio que enfrentamos no planejamento e construção desta casa foi resolver um programa simples de espacialidade e aproveitamento de todas as suas orientações. O pátio interior, que capta a luz principal, tem orientação norte, é o eixo orientador da casa, sendo um pátio vertical que perfura o volume desde a parte superior até o solo. Toda a casa foi pensada com base na sua relação com o verde. Ela é percebida como algo compacto, o volume sólido é o mais puro possível e os elementos, como venezianas e brises, razão pela qual a madeira, um material nobre, predomina na constituição da casa, conferem calor e naturalidade à obra.